Notícias

LocalPolítica

87ª Zona Eleitoral de Tupanciretã e Jari registra mais de 500 títulos de eleitor cancelados

06/06/2025 04:06:49

A 87ª Zona Eleitoral divulgou hoje (06), os dados referentes ao número de títulos de eleitor cancelados por ausência a três pleitos consecutivos sem justificativa. No total, foram 509 cancelamentos.

Esta Zona Eleitoral compreende Tupanciretã e Jari, e atendendo nossa redação, existem 488 registros cancelados de 15.809 eleitores para a Terra da Mãe de Deus, e no município de Jari, são 21 eleitores com registros cancelados para um total de 2807 pessoas aptas ao voto.

Segundo o TSE, a Justiça Eleitoral cancelou 5.042.047 títulos de eleitor em todo o país por ausência não justificada em três eleições consecutivas, contados os turnos e as eleições suplementares. O cancelamento automático foi realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025, conforme estabelecem a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.737/2024 e o Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral nº 1/2025.

Quem teve o título cancelado pode solicitar a regularização de forma prática e segura por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, acessível tanto no site do TSE quanto nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs), com redirecionamento unificado ao Portal do TSE.

Caso o eleitor ainda não tenha dados biométricos cadastrados, o sistema informará a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias após o pedido para realizar a coleta. Se a biometria já estiver registrada e válida, o processo pode ser concluído integralmente pela internet.

Conforme a Resolução TSE nº 23.737/2024, será exigida nova coleta biométrica nos casos em que os dados tenham sido capturados há mais de 10 anos e não tenham sido utilizados para validar a identidade do eleitor no mesmo intervalo.

Em Tupanciretã, de segunda a sexta, das 10 às 17 horas, a Zona Eleitoral atende a população em novo endereço, na Rua Cel Luiz Azevedo n. 488, Centro, próximo da Fruteira do João.

O Tribunal Regional Eleitoral reforça a importância de manter a situação eleitoral regularizada, especialmente em anos eleitorais, como 2024, quando o comparecimento às urnas é fundamental para o exercício pleno da cidadania.

CLIQUE AQUI E ACESSE O AUTOATENDIMENTO 


  • Zona Eleitoral de Tupanciretã



Buscar
Categorias
Arquivos