Notícias

LocalCultura

Antônio Oliveira é escolhido Patrono da Semana Farroupilha 2025 em Tupanciretã

01/08/2025 03:08:07

Na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, a secretária Rosani Taschettto Didoné recebeu o senhor Antônio Oliveira, escolhido como Patrono da Semana Farroupilha 2025.

O encontro marcou o início das tratativas para a organização da tradicional celebração gaúcha no município, que exalta a cultura, a história e os valores do povo rio-grandense. A nomeação do patrono é um momento simbólico e de grande importância para o fortalecimento das tradições locais.

Os Festejos Farroupilhas 2025 foram oficialmente lançados na tarde de quarta-feira, dia 16 de julho, no Palácio Piratini. A cerimônia contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, de gestores municipais, comunidade tradicionalista, imprensa e demais autoridades. Na solenidade também houve o anúncio do Avançar Tchê, programa inédito que vai direcionar R$ 17,7 milhões a entidades tradicionalistas gaúchas.

A edição deste ano dos Festejos Farroupilhas tem como tema “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”, destacando a história do radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes. O patrono é Mário Barboza de Mattos, engenheiro-agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico, com uma trajetória marcada por contribuições significativas à cultura do Estado.

A música-tema das festividades, intitulada “O Vaqueano do Rádio”, foi composta pelo grupo Alma Gaudéria e apresentada na cerimônia desta tarde. A canção foi vencedora da chamada pública realizada pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. O acendimento da Chama Crioula, que marca oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas, será no dia 16 de agosto, em Caxias do Sul. Após percorrer 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, a centelha chega ao Palácio Piratini no dia 14 de setembro, dando início à Semana Farroupilha.

A Chama foi reconhecida pelo governo do Estado em agosto de 2024 como símbolo da cultura regional gaúcha e patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho por sua terra.

Fonte: Prefeitura de Tupanciretã e Governo do Estado


  • Prefeitura



Buscar
Categorias
Arquivos