Notícias

LocalCultura

Caso envolvendo falso Brad Pitt gera repercussão e viraliza com uso de IA em Tupanciretã

07/01/2026 03:01:30

Uma moradora de São Valentim, no Alto Uruguai Gaúcho, foi abordada pela Brigada Militar na noite de 31 de dezembro após afirmar que aguardava a chegada do ator norte-americano Brad Pitt, com quem acreditava manter um relacionamento virtual. A mulher estava em um veículo nas proximidades do aeroporto de Erechim no momento da abordagem.

Ela relatou aos policiais que o encontro fazia parte de planos de casamento, que poderiam se concretizar em Erechim ou em cidades da região. Segundo o relato, a comunicação ocorria por meio de supostos representantes do ator. Até aquele momento, não havia registro de pedido de transferência de dinheiro ou envio de recursos financeiros.

Mesmo assim, a Brigada Militar levantou a suspeita de golpe virtual — prática em que criminosos utilizam a identidade de celebridades para enganar vítimas e criar vínculos emocionais. A corporação também alertou para o risco de evolução do caso para crimes como roubo ou extorsão. Após prestar esclarecimentos, a mulher foi liberada.

Ao longo da semana, o caso ganhou ampla repercussão, inclusive com a divulgação de áudios da conversa da mulher com os policiais. A partir disso, a criatividade dos internautas aumentou com o uso de Inteligência Artificial (IA) e a adesão às chamadas trends — fenômenos virais e passageiros nas redes sociais, como memes, áudios, danças ou desafios, impulsionados por plataformas como TikTok e Instagram.

Em Tupanciretã, pessoas de diferentes gerações e segmentos passaram a produzir imagens e conteúdos simulando a presença do ator Brad Pitt no município, como se o astro de Hollywood estivesse na chamada “Terra da Mãe de Deus”.

Aos 62 anos, Brad Pitt não possui Instagram oficial nem outras redes sociais pessoais. Perfis que afirmam ser do ator são falsos, fato já declarado por ele, que afirma prezar pela privacidade. Existem apenas páginas de fãs, como a @bradpittbr, além de contas de imitação, que devem ser denunciadas e bloqueadas.

Em Tupanciretã, inclusive a Secretaria Municipal de Cultura e comerciantes aderiram à tendência, utilizando recursos de IA para alavancar publicações, conquistar curtidas e seguidores, entrando na brincadeira de forma criativa.

No entanto, é necessário cautela. O uso da imagem de pessoas famosas, mesmo quando gerada por Inteligência Artificial, sem autorização expressa, é considerado ilegal no Brasil e pode resultar em consequências jurídicas, como indenizações por danos morais e materiais. A legislação brasileira protege o direito de imagem e de personalidade, conforme o artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal, e o artigo 20 do Código Civil.

Imagem da matéria gerada por IA

Fonte: O Sul


  • Brad Pitt em estúdio



Buscar
Categorias
Arquivos