Crianças, adolescentes e adultos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em todo o país.
Segundo o Ministério da Saúde, neste mês das crianças foram disponibilizadas mais de 6,8 milhões de doses, além do repasse de R$ 150 milhões às gestões de saúde locais, para organização das ações nos territórios. Andrea Appel, Coordenadora de vacinação de Tupanciretã, reforça a importância:
“Muitas vacinas acabam sendo deixadas para trás. Um exemplo é a antitetânica: o esquema é iniciado na infância, com a DTP (que protege contra difteria, tétano e coqueluche) aos quatro anos, mas aos 10 anos é preciso fazer o reforço com a dT, e muitas pessoas acabam esquecendo, achando que não precisam mais.
Outra situação comum é a da vacina contra febre amarela — muitos esquecem de fazer a segunda dose, ou até nunca fizeram.
A campanha é uma oportunidade para colocar em dia as vacinas atrasadas, incluindo o HPV e a meningite ACWY nos adolescentes. Mesmo com as ações realizadas nas escolas, às vezes os pais não assinam a autorização ou não enviam a carteira de vacinação, e o aluno acaba não sendo vacinado.
Por isso, é importante que crianças, adolescentes, adultos e idosos aproveitem este período para procurar o serviço de saúde e atualizar suas carteiras de vacinação. Manter as vacinas em dia é fundamental para a proteção individual e coletiva.” (Andrea 1)
Para reforçar a campanha junto aos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde fará chamadas por meio do aplicativo Meu SUS Digital, com expectativas de alcance de 40 milhões de pessoas. A ferramenta é gratuita e está disponível para web e nas versões iOS e Android. Para acessar é necessário possuir conta Gov.br.
No ambiente do aplicativo é possível acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança e também acompanhar a situação vacinal, com a previsão de próximas doses e atualização em tempo real. No próximo dia 18 de outubro, haverá o Dia D de mobilização, com horário especial de funcionamento dos postos de saúde de todo o país.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.