Na manhã desta quinta-feira, dia 15, Silvia Montagner, diretora do Instituto Federal Farroupilha (IFF) – Campus Júlio de Castilhos, Jaqueline Doleys, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campus, e Débora Soares Quevedo, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, concederam entrevista à Rádio Tupã.
Durante a entrevista, as representantes destacaram o funcionamento, a importância e as oportunidades oferecidas pelas aulas da EJA do Instituto Federal Farroupilha em Júlio de Castilhos, ressaltando o papel da modalidade na inclusão educacional e na qualificação de jovens e adultos que buscam concluir seus estudos.
Ao iniciar a entrevista, a diretora Silvia Montagner destacou:
“O Campus Júlio de Castilhos completa, neste ano, 18 anos. Em maio, celebramos essa maioridade. E também estamos fechando 16 anos de oferta da EJA integrada com Tupanciretã, inicialmente na Escola Flory Kruel.
Ficamos muito felizes porque, no Campus Júlio de Castilhos, praticamente metade dos nossos estudantes é daqui de Tupanciretã, tanto do ensino médio quanto do ensino superior. Além disso, temos essa oferta de EJA há tantos anos, uma oferta de sucesso.
Sempre parabenizamos o município quando ele pensa na sua comunidade, especialmente nesse público adulto que está fora da escola, e oportuniza que essas pessoas voltem a estudar, permitindo que jovens e adultos concluam o ensino fundamental nos anos finais.
Elevar a escolaridade é um benefício para a pessoa, para a família e para o município. Muitas vezes, essas pessoas não estão plenamente alfabetizadas, e no momento em que esse jovem ou adulto retorna à escola, ele cria vínculo, se motiva e, na maioria das vezes, não quer mais parar de estudar.” (Silvia 1)
Silvia também fez, em sua fala, um breve balanço sobre a situação atual do Instituto.
Na sequência, Jaqueline Doleys, coordenadora da EJA, falou sobre o curso e as inscrições:
“A EJA que a gente desenvolve na Escola Dr. Flory, no turno da noite, é voltada para os anos finais do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano. O curso é dividido em quatro módulos, totalizando dois anos de duração, com aulas presenciais.
Ao final desse período, o aluno conclui o ensino fundamental e recebe também o certificado de um curso técnico, o que acreditamos ser um grande diferencial e um fator de valorização para quem participa.
As inscrições estão abertas desde dezembro para a nova turma deste ano. Os interessados devem levar um documento e realizar a inscrição na Secretaria de Educação, na Prefeitura.
As aulas iniciam no dia 19 de fevereiro.” (Jaqueline 1)
Encerrando a entrevista, Débora Soares Quevedo reforçou a importância da EJA e trouxe mais detalhes sobre as inscrições e novidades para este ano:
“Estamos aqui reforçando a importância dessa parceria entre a Secretaria de Educação do município e o IF de Júlio de Castilhos, com foco na Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade prioriza a construção do conhecimento para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino fundamental na idade adequada e que agora estão tendo a chance de retornar aos estudos no turno da noite, realizando os anos finais do ensino fundamental e, ainda, saindo com um curso técnico em Padeiro.
As inscrições estão abertas desde dezembro, como já mencionado pela professora Jaque, e devem seguir provavelmente até a metade ou o final de fevereiro. Além das inscrições presenciais, que são muito importantes, também haverá a opção de inscrição online pelo site da Prefeitura.
Neste ano, além do curso técnico em Padeiro, teremos também a oferta de alfabetização de adultos. Assim, aqueles que não concluíram a etapa de alfabetização — correspondente ao 1º, 2º e 3º anos — e desejam se inscrever, terão essa formação disponível dentro da EJA, oportunizando o acesso à educação para quem não conseguiu concluir os estudos na idade certa.” (Débora 1)
A entrevista completa, com mais detalhes sobre as inscrições e sobre a EJA, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.