João Edegar Pretto, Diretor-Presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) concedeu entrevista à Rádio Tupã, e destacou: o Brasil se prepara para um novo recorde:
"O Brasil se encaminha para alcançar novamente um recorde histórico de produção agrícola.
Segundo projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa para a safra 2025/26 é de 353,7 milhões de toneladas, o que representa quase 4 milhões de toneladas a mais do que a maior safra já registrada na história do país.
O primeiro levantamento oficial será divulgado pela Conab no dia 14 de outubro, trazendo os números de plantio e as primeiras estimativas por cultura.
No caso da soja, principal produto agrícola do país, a projeção é de um crescimento expressivo: até 35% a mais em relação à safra passada, que sofreu forte impacto da estiagem.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, a falta de chuvas no período mais crítico da lavoura — florescimento e enchimento de grãos — resultou em uma quebra de mais de 23% na produção de soja.
Agora, com um cenário climático mais favorável, a expectativa é de recuperação e possível produção recorde também no Estado". (Edegar 1)
Com a questão do clima, projeção do La Nina em um efeito menor, mas analisando o solo e boa inserção de umidade, sem atrasos no plantio, Edegar projeta crescimento na área de Soja podendo chegar a 35%.
O plantio de soja da safra 2025/26 no Brasil alcançava, até domingo (28), 3,5% da área prevista no Brasil, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu boletim semanal de progresso de safra. Este porcentual representa avanço de 2,9 pontos porcentuais em relação à semana anterior. Na comparação com igual momento da safra 2024/25, quando 2,1% da área havia sido semeada, os trabalhos estão 1,4 ponto porcentual adiantados. Já em comparação com a média dos últimos cinco anos, de 3,6%, há leve atraso de 0,1 ponto porcentual.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..