O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), está com matrículas abertas para uma modalidade de ensino voltada a jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, obter qualificação profissional de forma gratuita e com qualidade. Pela primeira vez, a Rede Estadual passou a oferecer a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica – EPT (Ejatec).
"Nós temos além do curso técnico em contabilidade, nós estamos oferecendo no Instituto Mãe de Deus o Ejatec, que justamente é fazer o ensino médio em três semestres, um ano e meio, e junto o técnico que é na área da saúde. É um ganho para o Instituto Mãe de Deus esta nova modalidade, as inscrições começaram no site do estado no dia 19 de junho, e vai até dois de julho, mas a gente quer colocar aqui para comunidade de Tupanciretã que a nosso Instituto está aberto manhã, tarde e noite, para colaborar com essa inscrição, porque tem pessoas que deixam de fazer a inscrição porque não sabem lidar lá no site". (Lucimara 1)
Lucimara Costa, Diretora do Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus, coloca a instituição a disposição dos alunos. Os interessados devem apresentar documento de identificação, histórico escolar e comprovante de residência na escola escolhida. Jocelene Aquino, Supervisora Escolar, destaca:
"Importante também dizer para a comunidade que o aluno que parou lá atrás, ele pode voltar a fazer o EJA, ele tem que fazer junto, porque o Ejatec ele é concomitante, é junto, é integrado a formação na área da saúde. Então as pessoas que, por exemplo, assim, trabalham em consultórios médicos, consultórios odontológicos, que trabalham como atendente na área da saúde, pode vir fazer esse curso, porque esse curso vai dar a formação justamente para isso. A base, a matriz curricular desse curso, prevê a formação em legislação na área da saúde, aperfeiçoamento também naquelas questões do Ministério da Saúde, como entrar naqueles programas, primeiros socorros, então a matriz é muito interessante". (Jocelene 1)
Estudantes que desejem cursar a Ejatec e que já cursaram parte do Ensino Médio regular também conseguem aproveitar os créditos obtidos da Formação Geral Básica. Da mesma forma, estudantes matriculados no Ensino Médio regular, com idade igual ou superior a 18 anos, têm a opção de solicitar transferência para a Ejatec a qualquer momento. A ideia é facilitar o acesso para aqueles que precisam conciliar os estudos com o trabalho ou outras responsabilidades.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.