Com R$ 38 milhões previstos para o Estado, o programa Agrofamília reuniu hoje (03), em Santa Maria, 30 agricultores familiares, para assinatura de contrato. Assinaram o documento agricultores de Cacequi, Dona Francisca, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santiago, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul e Tupanciretã.
Ao todo, os projetos financiados nos 35 municípios da região de Santa Maria somam aproximadamente R$ 3,5 milhões. O Agrofamília foi criado em julho do ano passado. O objetivo do Governo do Estado é dar apoio aos agricultores familiares, quilombolas e pescadores artesanais, prejudicados pelas enchentes de maio de 2024.
Já o objetivo do programa é contemplar produtores familiares com ações que englobam a aquisição de leite em pó de pequenos produtores; a anistia de parcela vencida do Programa Troca-Troca de Sementes, bem como o aumento de bônus para aquisição de sementes; linhas de financiamento disponibilizadas via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper); e apoio a projetos produtivos de jovens, quilombolas, pescadores artesanais; entre outras.
Inicialmente, o programa atenderá aos 95 municípios com Decreto de Calamidade Pública datado de maio de 2024, em decorrência dos eventos meteorológicos que atingiram o Rio Grande do Sul.
Fonte: EMATER
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..