Representante de Tupanciretã na Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal, o Figueira inicia a temporada 2026 com mudanças importantes em sua comissão técnica e já definiu a data de apresentação do elenco.
Em contato com a redação, o presidente do clube, Célio Souza, anunciou seu afastamento da função de técnico para dedicar-se ao acompanhamento da esposa, que enfrenta um momento delicado de saúde. A decisão, segundo a diretoria, foi tomada com responsabilidade e total apoio do clube.
Com a alteração, o comando técnico do Figueira passa a ser assumido por Edson Barbosa, de 29 anos, que atuou como auxiliar em 2025 e terá, pela primeira vez na carreira, a oportunidade de comandar uma equipe como treinador principal. Permanecem na comissão técnica o preparador físico Luís Cláudio e o massagista Robinho.
A reportagem conversou com o novo treinador, que destacou o significado do convite e o desafio que assume nesta nova etapa:
“O convite para assumir o comando da equipe pela primeira vez foi um momento de muita alegria, mas também tenho plena noção da responsabilidade que é assumir como técnico. O Figueira é uma equipe com história, que a cada dia vem se consolidando mais dentro da Série Ouro da Federação Gaúcha. Hoje é um time que representa o município e o estado afora, uma camisa pesada, e a gente sabe o quanto o Célio sempre foi comprometido com o clube e com o Figueira.
A decisão dele de se afastar foi exclusivamente por conta do tratamento de saúde da esposa, que vai precisar de mais atenção e da presença dele durante esse período.
Fico muito grato pelo reconhecimento, depois do trabalho realizado no ano passado, quando atuei como auxiliar e preparador. Existe da minha parte muita vontade de trabalhar e de honrar a confiança tanto dele quanto da diretoria e do grupo de jogadores.
A responsabilidade agora aumenta em todos os sentidos. Como auxiliar, eu contribuía, opinava e ajudava na execução do trabalho, mas como técnico, a decisão final passa a ser minha.” (Edson 1)
Com a nova comissão definida, ficou agendada a apresentação oficial do Figueira para o dia 26 de fevereiro, no Ginásio Bonumazão, dando início à preparação para a competição estadual.
Edson Barbosa também reforçou como será a rotina de trabalho e o estilo da equipe para a temporada:
“A rotina vai ficar mais intensa, com o planejamento dos treinos, a análise dos jogos, a gestão do elenco e também as conversas individuais com os atletas. A tomada de decisões, especialmente nos momentos mais difíceis das partidas, agora será toda minha.
Mas eu me sinto preparado, porque no ano passado já vivenciei esse ambiente, conheço o grupo e sei da exigência que o cargo de treinador oferece.
A nossa identidade será a de um Figueira competitivo, que pressione, jogue com coragem, mas também com inteligência. Defensivamente, temos uma equipe forte. O trabalho do Célio já vinha dentro desse estilo de jogo, um time que valoriza a posse de bola, que é agressivo na transição e que sabe decidir nos momentos-chave, quando é preciso vencer uma partida.
Vamos tentar explorar ao máximo o elenco, inclusive com algumas peças novas que estão chegando, utilizando todo o potencial do grupo.” (Edson 2)
A Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal tem início previsto para o dia 9 de maio, e o Figueira busca mais uma temporada sólida, representando Tupanciretã em nível estadual.
Foto: Wendell Pivetta
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.