Notícias

LocalPolícia

Funcionários de manutenção da linha férrea salvam cadela, após abandono em Tupanciretã

22/07/2025 09:07:47

A ADAT (Associação Defensora dos Animais de Tupanciretã) precisou ser acionada para um novo resgate de animal abandonado em Tupanciretã.

O fato aconteceu durante a tarde de terça-feira, quando funcionários da manutenção da linha férrea de ligação entre Tupanciretã à Júlio de Castilhos, proximidades do acesso ao Corredor das Tropas, resgataram um cadela, raça Boxer, amarrada aos trilhos com um fio de energia elétrica. A crueldade do ato foi confirmada pois o animal estava amarrado e preso entre a malha férrea, com perigo iminente de dano inevitável caso um trem passasse por ali. 

Com este ato, a ADAT emitiu uma nota de repúdio:

"É com profunda indignação e tristeza que nos solidarizamos com o episódio terrível de uma cadela abandonada, amarrada nos trilhos do trem, durante o seu cio. Felizmente, graças à rapidez de um "anjo" que se sensibilizou e agiu com coragem, ela foi resgatada antes que o pior acontecesse. Ainda assim, fica o alerta para a crueldade e a negligência que infelizmente ainda fazem parte de nossa sociedade.

Não podemos tolerar qualquer forma de maus-tratos e de abandono. Cada animal que sofre, cada vida que é jogada à própria sorte, é uma ferida aberta no coração de uma sociedade que deveria zelar pelo bem-estar de todos os seres vivos. A impotência de ver uma criatura tão indefesa à mercê do descaso da humanidade é algo que machuca nossa alma.

Aquele que abandona, amarra ou maltrata um animal precisa entender que suas ações deixam marcas profundas — não só na pelagem de um ser que confia, mas também na consciência coletiva de um mundo que precisa de mais empatia, amor e respeito.
Estamos comprometidos em denunciar e combater qualquer forma de crueldade contra os animais, e esperamos que as autoridades competentes possam agir com rigor para responsabilizar os culpados e prevenir que episódios como este voltem a ocorrer.

Este episódio serve como um chamado urgente à reflexão e à mudança. Que não esqueçamos que toda vida importa, que todo sofrimento deve ser combatido e que juntos podemos construir uma sociedade mais justa e compassiva.
Pelas fotos pode não parecer, mas ela estava amarrada dos DOIS LADOS! Isso mesmo, dos dois lados... deixada ali, sem saída, esperando pela morte. O abandono não tem justificativa!
Inaceitável que na Terra da Mãe de Deus aconteça este tipo de atrocidade! Até onde a maldade humana vai?"

O Animal resgatado foi levado pela ADAT para atendimento veterinário, e segundo a presidente da entidade, Amanda Bitencourt, a cadela boxer apresentava muita sede, idade próxima dos 14 anos, está cio, e já pariu diversas vezes e provavelmente era utilizada como matriz para venda de filhotes.

A cadela apresenta diversos nódulos e necessita de cirurgia para retirada dos tumores. Será promovida uma campanha para custear as despesas com a intervenção, posteriormente o animal será encaminhado para adoção. A Polícia Civil investiga o caso.

Foto e fonte: ADAT


  • ADAT



Buscar
Categorias
Arquivos