A Declaração Anual de Rebanho produz um retrato mais detalhado sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul: com ela, sabemos mais sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do nosso estado.
Com informações mais robustas, podemos abrir novos mercados internacionais e também sustentar com segurança os status sanitários já alcançados pela produção pecuária gaúcha. Adriana Ribas Hernandez Ferreira, Auxiliar administrativa da Inspetoria Veterinária, apresenta dados locais:
"Muito bom, hoje, só 1480 Produtores Rurais cadastrados ativos que precisam fazer essa declaração, e hoje, até hoje, ela iniciou dia primeiro de abril e até hoje, foram feitos 520, apenas desses 1480 então tem quase 1000 ainda para comparecer para fazer, e o prazo se encerra agora, dia 30, nós temos 16 dias úteis mais ou menos para o término dessa declaração e também tem as declarações pendentes, tem 205 agricultores pendentes de 2023 e 2024 que não fizeram que não apresentaram então agora em 2025 eles teriam que regularizar, porque no primeiro momento, a gente gera um ato de infração para quem não fez no ano, então desses 205 que nós temos, está gerado esse alto. Caso não compareçam para fazer agora, em dois meses, será gerado a multa daí temos a multa, então é bastante atualizada. De 2025, de 1480, 520 falta bastante gente e essas aqui para não gerar a multa eles precisam comparecer também até dia 30 de junho para regularizar a situação." (Adriana 1)
A entrega da Declaração Anual de Rebanho 2025 é de 1º de abril a 30 de junho. Pode ser realizada, inclusive, virtualmente, conforme Airton Garcia Ourique, Técnico Agrícola da Inspetoria Veterinária, comenta:
"Do cpf dele e a senha. Pode entrar pelo gov, pela plataforma, e vai ter o acesso a toda a ficha e poderá declarar dados como nascimentos, mortes, evolução de rebanho, e fazer a declaração anual de rebanho". (Airton 1)
Caso prefira, também pode entregar presencialmente os formulários em PDF (constantes na aba abaixo) já preenchidos ou informar verbalmente nas Inspetorias, ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com auxílio dos servidores da Seapi e assinando digitalmente com sua senha do Produtor Online.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..