Notícias

Economia LocalPolítica

Mobilização De Mãos Dadas reúne produtores em Santiago

24/02/2026 10:02:28

Almir Rebelo de Oliveira, engenheiro agrônomo, presidente do Clube Amigos da Terra e representante da Aprosoja, concedeu entrevista à Rádio Tupã, convocando entidades e produtores rurais para a Mobilização DE MÃOS DADAS.

Na oportunidade, ele representou o Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó. O evento acontece em Santiago/RS, no CTG Os Tropeiros.

Pautas da mobilização:

• Contra a criação das Unidades de Conservação nas regiões Centro e Missões do RS
• Repúdio à cobrança de multa de 7,5% na moega incidente sobre a produção de soja
• Por medidas urgentes para resolver o endividamento agrícola

Almir destaca:

"É um absurdo, e a região não vai aceitar. Essa mobilização é justamente para isso: para mostrar ao produtor rural o que está acontecendo.

Aliás, a maioria dos produtores do Rio Grande do Sul não sabe exatamente o que é APA, o que é uma Unidade de Conservação e qual pode ser o tamanho do prejuízo para o Estado.

Por isso, vamos mobilizar não apenas as prefeituras, mas também os governos e até o Congresso Nacional. Não é possível que, por meio de decreto ou de legislação específica, muitas vezes impulsionada por organizações não governamentais, o Brasil seja prejudicado com medidas que impactam diretamente o nosso desenvolvimento.

Se for instituída uma nova APA ou Unidade de Conservação, e se o produtor discordar da política estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente, existe o receio de desapropriações ou restrições severas. Isso nós não vamos aceitar.

Por isso, a mobilização precisa ser forte. Este evento tem esse objetivo: informar, conscientizar e unir forças.

É importante dizer também que permaneceremos mobilizados. Em um primeiro momento, muitas vezes tentam nos desqualificar, dizendo que somos desinformados ou contrários à preservação. Mas o que buscamos é equilíbrio — desenvolvimento com responsabilidade, sem prejuízo injusto ao produtor rural." (Almir 1)

O lema do evento é:

PRODUZIR COM LIBERDADE,
TRABALHAR SEM INTERFERÊNCIA!

A entrevista completa, com mais detalhes do evento, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Almir Rebelo
  • foto entrevista 24



Buscar
Categorias
Arquivos