Notícias

LocalPolítica

Na posse da subseção de Tupanciretã, Lamachia reforça possibilidade de mais um magistrado atuar no Fórum

23/07/2025 10:07:36

A OAB/RS realizou, na terça-feira (23), a posse solene da diretoria da subseção de Tupanciretã para o triênio 2025/2027.

O presidente Mario Cesar Portinho Vianna foi reconduzida ao cargo, acompanhada pela diretoria composta por Thiago Couto Chamun (vice-presidente), Jaqueline Jardim do Nascimento (secretária-geral), Camille Castanho Silveira (secretária-geral adjunta) e Paulo Andrei da Silva (tesoureiro). Leonardo Lamachia, Presidente da OAB do Rio Grande do Sul, concedeu entrevista, repercutindo o evento, com uma importante notícia:

"Eu sei das dificuldades da Advocacia local, a qual vivenciou aí com o último magistrado, foi a partir de uma ação da subseção e que contou com o apoio nosso, da OAB Estadual, que nós conseguimos então a remoção desse magistrado, e agora ontem mesmo, já tratamos disso com a diretoria, com o presidente Mário César, estamos buscando aí um novo magistrado e também um regime de exceção, ou seja, uma atuação do tribunal para que todo esse passivo que acabou ficando sem uma decisão, sem um despacho, sem um andamento, seja rapidamente resolvido, suprido, porque quem está sofrendo e perdendo com isso não são só as advogadas e advogados aí de Tupã, é o cidadão, é a jurisdição e a sociedade como um todo, então já tratamos disso ontem, e também tratamos um pouco da nossa reforma, nós temos uma ideia aí, a subseção tem uma ideia, um sonho e já encaminhou esse pedido de ampliação da sede, e nós também tratamos disso para ver se conseguimos fazer essa entrega dentro da nossa gestão. 

O regime de exceção é exatamente isso, ele é a colocação de mais um magistrado em comarcas onde existe um déficit, um passivo de decisões judiciais muito expressivo. Então a nossa ideia, hoje em dia, com os meios virtuais, com a tecnologia, não necessariamente um magistrado precisa estar aí, ele pode remotamente também atuar de Porto Alegre, cumprir, realizar sentenças. O fato é que nós precisamos de um reforço na prestação jurisdicional aí de Tupanciretã. Ontem mesmo quando nós terminamos a posse, eu e o presidente Mário César ligamos, eu fiz a ligação e nós conversamos com a Corregedoria Geral da Justiça e mais ou menos deixamos alinhavada essa possibilidade e agora vamos formalizar esse pedido e aguardar aqui nos próximos dias tenhamos essa decisão do TJ." (Leonardo 1)

O presidente segue com sua agenda no interior do Estado, realizando a posse das novas diretorias. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.

Foto: OAB Tupanciretã


  • 02
  • 01



Buscar
Categorias
Arquivos