Notícias

Economia LocalPolítica

Operação Terra Forte terá reunião em Tupanciretã para inscrições dos produtores

10/07/2025 02:07:42

No dia 08 de julho, a Secretária de Desenvolvimento do Agronegócio, Cleonice Richter, acompanhada da chefe de setor, Helen Padilha, esteve em Porto Alegre para uma reunião com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti.

A pauta do encontro envolveu a captação de recursos e o alinhamento de propostas e novas ideias voltadas ao fortalecimento dos programas de fomento ao agronegócio no município. Sendo assim, após a reunião, a EMATER e a Secretaria do Desenvolvimento do Agronegócio de Tupanciretã convidam os agricultores e autoridades para participarem, no dia 24 de julho, às 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, da reunião de divulgação do Programa de Recuperação Socioprodutiva e Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha – Operação Terra Forte.

O programa tem como principal objetivo promover a recuperação do solo em 15 mil propriedades no estado do Rio Grande do Sul, por meio da transferência direta de até R$ 30.000,00 para cada família atendida. Também está prevista a doação de um trator à Prefeitura Municipal, destinado a ações nas propriedades contempladas, bem como o acompanhamento dos Planos Individuais de Ações Integradas (PIAI) de cada família beneficiada.

Na reunião, serão apresentados os critérios de seleção das 48 famílias que serão beneficiadas no município de Tupanciretã, os itens que podem ser adquiridos com o recurso nas diferentes linhas do programa, bem como as etapas subsequentes: inscrição, aprovação pelo conselho, elaboração do PIAI, implantação das ações e prestação de contas do recurso.

Após a apresentação do programa, será dado início às inscrições.

O programa conta com 4 eixos:

Eixo 1 - Transferência direta de recursos ao produtor
Seleção de agricultores familiares para recebimento de auxílio financeiro de até R$ 30 mil, em parcela única depositada no Cartão Cidadão, para execução de medidas de recuperação e resiliência nas propriedades, conforme plano de ação elaborado pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

Eixo 2 - Assistência Técnica e Extensão Rural: Diagnósticos
Fornecimento de assistência aos agricultores familiares selecionados, com diagnóstico, planejamento e execução de plano de recuperação socioprodutiva e incremento da resiliência, bem como difusão de tecnologias para até 150 mil propriedades rurais.

Eixo 3 - Qualificação de patrulhas agrícolas mecanizadas
Aquisição de tratores agrícolas e disponibilização aos municípios, mediante termo de doação, para suporte à execução das medidas de recuperação e resiliência nas propriedades, em articulação com a bancada federal do RS.

Eixo 4 - Governança e parcerias institucionais
Instituição de um Comitê de Governança para planejar, coordenar, monitorar e dar transparência às ações do programa.

Fonte: Prefeitura de Tupanciretã - Governo do Estado


  • Setor do Agro



Buscar
Categorias
Arquivos