A obesidade entre os brasileiros mais que dobrou nas últimas décadas. Atualmente, sete em cada dez pessoas estão acima do peso: 34,5% da população apresenta algum grau de obesidade, e mais de 9 milhões têm sobrepeso, segundo dados do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), do Ministério da Saúde. O cenário revela uma condição de saúde pública preocupante.
A obesidade é uma doença multifatorial, mas a alimentação é um dos principais fatores na hora de controlar o peso. Entre os vilões, estão os alimentos ultraprocessados, produzidos com ingredientes artificiais e diversas etapas de processamento, pobres em fibras, vitaminas e minerais. Esses produtos estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros.
Em Tupanciretã, o painel do SISVAN mostra dados que refletem essa realidade:
Adolescentes: 20,5% estão com sobrepeso, 11,8% com obesidade e 4,84% com obesidade grave. Apenas 59,86% estão no peso ideal.
Idosos: 50,6% apresentam sobrepeso e 36,23% estão no peso adequado.
Adultos: 25,34% estão com peso ideal; 34,55% têm sobrepeso; 23,29% apresentam obesidade grau I; 10,22% obesidade grau II; e 5,29% obesidade grau III.
Crianças (0 a 5 anos): 87,67% estão com peso adequado, enquanto 9,15% apresentam peso elevado. Em todas as faixas etárias, o índice de peso muito baixo gira em torno de 2% da população.
Entre os principais alimentos ultraprocessados estão refrigerantes, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, macarrão instantâneo e refeições congeladas. Além de favorecer o aumento de peso, o consumo excessivo desses produtos está associado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Com o aumento das atividades ao ar livre promovidas pela Prefeitura Municipal e suas secretarias, surgem excelentes oportunidades para combater a obesidade. Aliadas a uma alimentação saudável, essas práticas aumentam o gasto calórico, promovem a queima de gordura e trazem diversos benefícios para a saúde física e mental.
Fonte: SISVAN
Foto: Prefeitura Municipal
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..