A Região Sul do Brasil foi atingida por fortes tempestades no sábado e domingo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas de grande perigo de vendaval, tempestade e acumulado de chuva em municípios do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
No Rio Grande do Sul, até as 9h de domingo, foram registrados:
95,4 mm em Santa Maria
94,2 mm em Alegrete
90,0 mm em Tupanciretã
76,8 mm em Santiago
Já em cidades como Soledade, Quaraí, Dois Vizinhos (PR), Lagoa Vermelha, Cambará do Sul e São Gabriel, as rajadas de vento chegaram a entre 70 km/h e 98 km/h.
Em Ijuí, foram cerca de 70 mm de chuva, sem danos reportados. Alegrete teve a maior precipitação, com 121 mm. Em Soledade, as rajadas atingiram 98,3 km/h, e em Jóia houve registro de alagamento localizado.
O Observatório Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, contabilizou a incidência de 2.543 raios em 24 horas na Região Central, entre sábado (20) e domingo (21). Os dados foram coletados por sensores com precisão de 70% a 80%, que detectam descargas elétricas em até 40 km de distância da estação.
Na mesma janela temporal, Santa Maria registrou 144 mm de chuva e rajadas de vento de até 58 km/h.
Em Tupanciretã, a Defesa Civil informou não ter realizado atendimentos emergenciais, mas confirmou três orientações prestadas à população. Nesta segunda-feira à tarde, iniciam as obras de recuperação da ponte do Chico Linguiça, na localidade do Corredor dos Viannas, novamente levada pela força da correnteza. É a terceira vez no ano que ocorre o estrago.
Foto: Leandro Pereira
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.