Notícias

Local

Reunião esclarece trabalho das polícias e ministério público em Tupanciretã

14/07/2021 05:07:40

Na tarde desta quarta (14) ocorreu na Casa de Cultura uma reunião com o Prefeito Gustavo Herter Terra, o Presidente da Câmara de Vereadores Benezer Cancian (Chico Cancian), presidentes e vice-presidentes de bairros, delegado Adriano de Rossi, Tenente Eleno Silva da Costa e o promotor Theodoro Alexandre da Silva Silveira para tratar sobre a criminalidade em Tupanciretã.

A cerimônia começou com o prefeito Gustavo Terra cumprimentando todos os presentes e passando a palavra para o presidente da Câmara de Vereadores Chico Cancian que também cumprimentou os presentes.
Em sua palavra o Delegado da Polícia Civil Adriano de Rossi ressaltou a importância da comunidade registrar as denúncias de furtos e roubos.

O Delegado trouxe os dados comparativos de roubos e furtos do primeiro semestre de 2020 em relação ao primeiro semestre de 2021. No primeiro semestre de 2020 foi registrado 106 furtos/roubos e em 2021 foram registrados 84 furtos/roubos.  (Delegado Adriano 1)

A Polícia Civil trabalha com informações para dar andamento nas investigações. Em Tupanciretã, a comunidade em raras situações tem passado as informações para a PC. (Delegado Adriano 2)

O delegado Adriano relatou que há cerca de 5 a 8 indivíduos cometendo delitos de furtos reintegrados. Ele terminou sua fala ressaltando a dificuldade do trabalho policial por problemas em decisões judiciárias desfavoráveis para o trabalho, principalmente em pedidos de busca e apreensão, além de pedidos de prisões indeferidos.

O Tenente Eleno reiterou a importância da comunidade realizar o registro das denúncias. Também falou sobre a dificuldade do trabalho da Brigada Militar pelo pouco contingente de brigadianos. Mesmo com pouca mão de obra humana, a Brigada Militar trabalha com um planejamento baseado nos registros realizados.

A Brigada Militar de Tupanciretã já contatou a regência de Cruz Alta sobre o aumento da criminalidade no município. Por isso, a Força Tática está ajudando no policiamento ostensivo juntamente com o setor de inteligência da BM.  (Eleno 1)

Para denúncias, a BM possuí os telefones 190, 3272-1844 e o (55)9 9919-1949.

O promotor Teodoro, titular de Júlio de Castilhos e substituto de Tupanciretã, ressaltou que o trabalho da promotoria é acusar as pessoas envolvidas nos inquéritos policiais. Caso alguma ordem seja indeferida, ele realiza o recurso para tentar reverter a decisão judicial.  (Theodoro 1)

Em entrevista a Rádio Tupã o Prefeito Gustavo Terra comentou que o distanciamento do judiciário com a comunidade é o grande problema da segurança em Tupanciretã. O município atualmente está sem juiz e promotor titular pela comarca.  (Gustavo 1)

O prefeito Reforçou também a importância de realizar os registros das denúncias para que haja dados para solicitar mais policiamento entre outras medidas. (Gustavo 2)

Por unanimidade de todos os integrantes da mesa, a engrenagem que não está funcionando de acordo, em Tupanciretã, é o judiciário com decisões desfavoráveis e muitas vezes demoradas.

Confira abaixo a entrevista completa.


  • Foto Rádio Tupã
  • Foto Rádio Tupã



Buscar
Categorias
Arquivos