Acontece no próximo domingo, 23 de novembro, a primeira edição da Travessia Júlio de Castilhos x Tupanciretã, considerada a maior prova do gênero no interior do Estado. O evento é resultado da união das Secretarias de Turismo e Lazer, Esporte e Cultura, e conta também com a parceria da Secretaria de Esportes de Júlio de Castilhos.
A secretária Rosani Taschetto Didoné destacou como surgiu a iniciativa da prova e o trabalho conjunto para sua realização:
“Partiu do Turismo — faz-se turismo rural nessa parte de municípios com municípios também. E aí veio a ideia, através da Secretaria do Turismo, de fazer essa trajetória, esse trajeto entre Tupanciretã e Júlio de Castilhos. Aí o Guilherme nos repassou, e a gente tem o Esporte na nossa secretaria, né, pra trabalharmos juntos nessa trajetória. E foi isso que ocorreu. Então, a parte do Esporte entrou em ação e, juntos, estamos fazendo esse projeto da travessia.
É um projeto que iniciou agora, é o primeiro ano que estamos realizando. Já vemos que é um projeto muito importante, porque temos um número expressivo de atletas que farão esse trajeto. Hoje nós já encerramos as inscrições; estamos com o número de 180 atletas. E vem gente de muito longe também". (Rosani 1)
A prova contará com competidores de diversas cidades — Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Santa Maria, Itaara, Cacequi, Panambi, Cruz Alta, Capão do Cipó, Faxinal do Soturno, São Leopoldo, Jari, Rio Pardo, Ijuí, Selbach, Sobradinho e Porto Alegre — que disputarão percursos de 25 km solo, dupla ou quarteto.
O secretário de Turismo e Lazer, Guilherme Mirasso, destacou a integração entre as secretarias e municípios envolvidos:
“Como as secretarias, principalmente aqui na Prefeitura de Tupanciretã, convergem e trabalham transversalmente entre elas, nada mais importante do que as duas secretarias trabalharem juntas nesse evento. A partir daí, a gente começou a construir, junto com a Secretaria de Esportes de Júlio de Castilhos. Foram diversas reuniões, diversas reuniões também com a empresa que será a realizadora do evento — uma empresa que já tem um nome no meio das corridas, principalmente dessas corridas disruptivas. Não é uma empresa que faz corrida somente no asfalto. É uma empresa que já trabalha com esse formato.
Essa ideia surgiu a partir de uma cópia de uma travessia que já existe — ela estava parada por um tempo, mas está para voltar agora. Então, a gente criou a nossa travessia. A ideia é que ela continue pelos próximos anos, porque vamos ser a segunda travessia do Estado, e a segunda e a maior do interior do Estado.
Como eu falei, isso vai gerar movimento no município, vão vir pessoas. A gente também tem que trabalhar a nossa ação de pertencimento no município. Tupanciretã tem muito potencial, tem muita coisa — só precisamos começar a olhar para o nosso município de forma diferente, olhar como vamos receber as pessoas. Obviamente temos diversos problemas, mas os problemas também fazem parte." (Guilherme 1)
Com mais de 180 inscritos, a organização disponibilizou estruturas especiais para receber os atletas. O coordenador de esportes Lucas Castro explicou como será a entrega dos kits e a logística para o dia da prova:
“A entrega dos kits vai acontecer neste sábado, dia 22, das 15h às 18h. Aqueles atletas que já estão em Tupanciretã, que vieram pernoitar aqui, vão receber seus kits das 15h às 18h ali em frente ao Palanque Oficial do Município, em frente à Prefeitura. As duas secretarias estarão ali, e o pessoal de Júlio de Castilhos também estará presente para que possamos recepcionar todos os atletas, tirar aquela foto, dar risada, curtir uma música e eles estarem pegando seus kits para, no domingo, termos a nossa largada em Júlio de Castilhos.
No domingo, teremos disponibilidade de ônibus. Vamos ter ônibus para os atletas e para as equipes que estarão trabalhando. A saída dos atletas será às 5h15. É cedo, mas é porque temos todo o protocolo. O ônibus sai às 5h15 daqui com os atletas, para levá-los e deixá-los lá em Júlio de Castilhos, onde farão o aquecimento. Não é só chegar lá e correr. Tem equipe técnica que vai preparar, vai fazer o alongamento com eles para se prepararem, porque é uma prova maior que uma meia maratona — são 25 km, enquanto uma meia maratona é 21. Então, eles terão um esforço físico muito grande, e haverá equipe técnica lá para preparar eles com alongamento.
Depois, às 7h, já começa o nosso protocolo. Nesse intervalo, entre 6h e 7h, o pessoal que vem de fora de Júlio de Castilhos vai receber seu kit — o mesmo kit disponibilizado aqui. Tem algumas pessoas que vão vir de carro, porque temos uma grande demanda do Estado. Nós nos surpreendemos: tivemos uma demanda excelente de várias cidades querendo participar.” (Lucas 1)
A lista completa de inscritos, rotas e detalhes do transporte estão disponíveis no site da Rádio Tupã.
A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da emissora.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.