O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a inclusão de mais 56 municípios do Rio Grande do Sul na lista de cidades aptas a buscar a renegociação de dívidas rurais com recursos do pacote de R$ 12 bilhões anunciado pelo governo federal. Com a ampliação, o total de municípios gaúchos contemplados chega a 459. Na semana passada, 403 já haviam sido listadas no Diário Oficial da União.
A mudança foi recebida com senso de justiça pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, que destacou o impacto positivo da decisão para os produtores rurais.
Na região, Tupanciretã, Júlio de Castilhos e Cruz Alta foram inclusas na nova lista. Conforme o novo critério, municípios que registraram três decretos de calamidade pública ou de situação de emergência entre 2020 e 2024, reconhecidos pelo governo federal, passam a ser incluídos na lista de beneficiados.
A mudança vale independentemente de outros requisitos técnicos, como a comprovação de perdas acima de 20% em duas das três principais culturas agrícolas locais.
Fonte: Governo do Estado
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.