Na tarde de 24 de julho de 2025, junto à Câmara Municipal de Vereadores, foi dado o pontapé inicial a um importante programa que será desenvolvido em Tupanciretã: a Operação Terra Forte. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, executada pela EMATER, que conta com o forte apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio de Tupanciretã.
O programa tem como principal objetivo promover a recuperação do solo em 15 mil propriedades no estado do Rio Grande do Sul, por meio da transferência direta de até R$ 30.000,00 para cada família atendida.
Na tarde desta quinta-feira, foi realizada a apresentação do programa para agricultores do município, lideranças locais e demais parceiros, marcando a primeira fase da iniciativa. Durante o evento, foram apresentadas todas as etapas do programa e o perfil das propriedades a serem contempladas.
No município de Tupanciretã, 48 famílias serão beneficiadas. O Engenheiro Agrônomo Thiago Vinícius Portella conversou com a reportagem:
"Realizamos um evento aqui no município junto a Câmara de Vereadores, onde teve a participação de produtores rurais e também de lideranças, estiveram presente o prefeito em exercício, Márcio, secretária da agricultura e outras lideranças, vereadores, quando a gente fez a exploração da Operação Terra Forte que é um programa conduzido pela secretaria do próprio Estado, e vai ser operacionalizado pelas EMATER. Então, nesse momento, foi apresentado o programa para as famílias e também para as lideranças presentes, onde mostramos todas as etapas do programa e também critério da seleção das famílias a serem contempladas. Aqui no município de Tupanciretã será 48 famílias, onde serão desenvolvidos um trabalho e acompanhamento junto a essas famílias, de dois anos, e prevê também um investimento que é uma transferência de recurso para investimento nas atividades dentro das propriedades. Esse momento foi importante para os que estavam presentes, tirarem as dúvidas sobre esse programa". (Thiago 1)
As etapas do programa envolvem: divulgação, inscrições, seleção e aplicação dos Planos Individuais de Ações Integradas (PIAI). Em Júlio de Castilhos, a apresentação do programa ficou a cargo da extensionista da Emater/RS-Ascar, Aline Suertegaray, que, acompanhada pela equipe municipal da entidade, detalhou os objetivos e o funcionamento. Ao todo, 35 famílias de agricultores serão beneficiadas na cidade vizinha.
A EMATER informa que as inscrições ainda não estão abertas e ocorrerão de forma unificada em todo o estado. Elas terão início após a realização das reuniões municipais de divulgação. A previsão é que as inscrições comecem dentro dos próximos quinze dias.
Fonte: Eng. Agr. Thiago Vinícius Portella e ASCOM PMJC
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..