A Consulta Popular 2025 contabilizou 277.809 votos válidos em todo o Rio Grande do Sul, representando um aumento de 28,4% em relação ao ciclo anterior, que registrou 216.246 votantes em 2024.
Do total, 86% dos votos foram realizados pelo site oficial, 10% via WhatsApp e 4% de forma offline, por meio de um aplicativo voltado às regiões com dificuldade de acesso à internet.
O processo, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), define os projetos regionais que receberão recursos do orçamento estadual de 2026.
Em Tupanciretã, o projeto de Infraestrutura para o Desenvolvimento do Turismo obteve 544 votos, correspondendo a 3,44% do total regional, índice suficiente para garantir uma parcela dos R$ 822.857,14 destinados à iniciativa.
Na região, também foram contemplados os municípios de Ivorá, Jari, Júlio de Castilhos, Pinhal Grande, Quevedos e Toropi.
Os projetos voltados ao fomento da agricultura familiar, agroindústria e feiras do produtor estão entre os que receberão parte dos recursos.
Ao todo, 69 propostas foram eleitas nesta edição, beneficiando 11 secretarias e órgãos estaduais.
A destinação total soma R$ 60 milhões, distribuídos entre os 28 Coredes, conforme critérios técnicos estabelecidos pelo regimento da Consulta Popular.
Fonte: Consulta Popular
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.