Notícias

LocalSaúde

Tupanciretã participa da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes

12/08/2026 03:08:01

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupanciretã informa que está em andamento a Campanha Nacional de Multivacinação 2026, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização segue até 1º de setembro, com o Dia D Nacional marcado para sábado, 22 de agosto.

A campanha tem como principal objetivo identificar crianças e adolescentes que ainda não receberam alguma das vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação ou que estejam com o esquema vacinal incompleto. A partir da conferência da caderneta, os profissionais de saúde poderão indicar as doses necessárias para a atualização da vacinação.

Durante o período da campanha, pais ou responsáveis devem procurar o serviço de vacinação e apresentar a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente. O documento será avaliado pelos profissionais, que verificarão se existem doses pendentes.

Dia D será em 22 de agosto

O Dia de Mobilização Nacional será realizado no sábado, 22 de agosto, com a intensificação das ações de atualização das cadernetas de vacinação em todo o país.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que pais e responsáveis verifiquem a situação vacinal das crianças e adolescentes e aproveitem o período da campanha para colocar as vacinas em dia.

A estratégia nacional disponibiliza 20 imunizantes, conforme a faixa etária, histórico vacinal e indicação de cada pessoa, ampliando a proteção contra doenças como sarampo, pneumonias e meningites.

Novidades na vacinação

A Campanha de Multivacinação 2026 traz algumas novidades no Calendário Nacional de Vacinação.

Pneumocócica 20-valente (Pneumo 20): esta é a primeira edição da multivacinação que conta com a vacina Pneumo 20, incorporada ao calendário nacional neste ano. O imunizante amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, incluindo pneumonias e meningites, e é indicado para crianças menores de cinco anos, conforme o esquema definido pelo Ministério da Saúde.

Poliomielite: desde 3 de agosto, o esquema vacinal passou a incluir o segundo reforço da vacina poliomielite inativada (VIP) aos quatro anos de idade. A mudança complementa o esquema exclusivamente com VIP adotado pelo Brasil em 2024.

Dengue: a vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme as indicações do Programa Nacional de Imunizações.

Covid-19: a vacinação continua disponível para o público infantil, de acordo com as indicações específicas para cada faixa etária.

Vacinas disponíveis

Durante a campanha, poderão ser ofertadas, de acordo com a idade, o histórico vacinal e as indicações de cada criança ou adolescente:

BCG;
Hepatite B;
Pentavalente (DTP/Hib/HB);
Poliomielite inativada (VIP);
Rotavírus humano;
Pneumocócica conjugada 10-valente e 20-valente;
Meningocócica C;
Influenza;
Covid-19;
Febre amarela;
Meningocócica ACWY;
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
Varicela;
DTP;
Hepatite A;
dT;
HPV4;
Dengue tetravalente.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupanciretã reforça que a caderneta de vacinação deve ser levada no momento do atendimento, permitindo que a equipe verifique individualmente quais vacinas e doses são necessárias.

A atualização da vacinação contribui para aumentar a cobertura vacinal e ampliar a proteção de crianças, adolescentes e de toda a comunidade.

Fonte: CMN - Governo Federal - Secretaria de Saúde Tupanciretã


  • Posto de saúde Marcial Terra ESF1
  • PM



Buscar
Categorias
Arquivos