Notícias

LocalSaúde

Tupanciretã registra índice de chuva sob alerta vermelho de tempestade

12/02/2026 03:02:35

Tupanciretã está sob alerta vermelho de grande perigo para tempestade até as 23h desta quinta-feira. Durante a primeira pancada de chuva da tarde, o município registrou 4,2 milímetros, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Mesmo com a precipitação, o tempo permaneceu abafado, e a temperatura máxima chegou aos 34,9 °C. Para esta sexta-feira, o INMET reduziu o nível de alerta para laranja, indicando perigo para tempestades na região.

Na região, Júlio de Castilhos apresentou alta nebulosidade e ventos intensos, porém sem registro de chuva, conforme informações dos meios de comunicação Alcir61 e GaleraNaNet.

De acordo com o SIMAGRO – Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos do Governo do Estado, a cidade de Jaguari registrou 20,6 milímetros de chuva durante a tarde de quinta-feira. Já nos municípios de Quevedos, Jari e Cruz Alta, o sistema não apontou registro de precipitação.

Ainda segundo o SIMAGRO, Júlio de Castilhos enfrentou forte calor, com temperatura máxima de 37,5 °C.

Em Santa Maria, conforme o Bate-Papo Astronômico, localizado no Santa Maria Tecnoparque, na zona oeste, até as 15h20 (horário local) foram registrados 4,3 mm de precipitação acumulada, além de uma queda de quase 15ºC na temperatura.

O levantamento também apontou a ocorrência de 902 descargas elétricas atmosféricas na região. Segundo Fabricio Colvero, idealizador do projeto Bate-Papo Astronômico, as descargas são detectadas por meio de um sensor específico que capta sinais por radiofrequência. O equipamento consegue identificar raios em uma distância de até 40 quilômetros da estação, em todas direções.

Apesar de poucos trovões terem sido ouvidos durante o período, Colvero destaca que isso não significa que a atividade elétrica esteja fraca. “A detecção por radiofrequência permite identificar descargas mesmo quando não estão muito próximas. Essa informação é fundamental para a prevenção de acidentes”, explica.


  • Tupanciretanense atravessa via durante chuva



Buscar
Categorias
Arquivos