O Rio Grande do Sul voltou a apresentar resultados expressivos na redução dos indicadores de criminalidade. Conforme dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, o mês de fevereiro registrou os menores índices da série histórica, iniciada em 2010, em diferentes tipos de crime.
Entre os principais indicadores, os roubos a pedestres apresentaram queda de 33% na comparação com fevereiro de 2025, passando de 1.028 para 692 ocorrências.
Os roubos de veículos também tiveram redução significativa, caindo 42%, de 163 para 94 casos.
Já os roubos em estabelecimentos comerciais diminuíram 32%, passando de 331 para 224 registros.
No meio rural, os abigeatos — crime relacionado ao furto de animais — tiveram redução de 27%, caindo de 232 para 170 ocorrências.
Carnaval mais seguro da série histórica
De acordo com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o período de Carnaval também apresentou resultados positivos.
Os festejos de 2026 registraram os menores números de mortes violentas, roubos a pedestres e roubos de veículos já contabilizados durante o feriado. Os dados consideram o período entre sexta-feira (13) e terça-feira (17) de Carnaval.
Dados de Tupanciretã
Em Tupanciretã, os registros de fevereiro também apontam mudanças em relação ao mesmo período do ano passado.
Fevereiro de 2026:
1 homicídio doloso
8 furtos
1 roubo
7 casos de estelionato
1 ocorrência de posse de entorpecente
1 caso de tráfico de entorpecentes
Fevereiro de 2025:
1 homicídio doloso
16 furtos
3 abigeatos
1 roubo
7 casos de estelionato
4 ocorrências de posse de entorpecentes
4 casos de tráfico de entorpecentes
Na comparação entre os períodos, chama atenção a redução nos furtos e nos crimes relacionados a entorpecentes, enquanto o número de homicídios e estelionatos permaneceu igual.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..