Notícias

LocalPolícia

Tupanciretã registra terceiro homicídio do ano e primeiro em julho desde 2018 destaca os Indicadores Criminais

15/08/2026 10:08:10

Os indicadores criminais divulgados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul apontam que Tupanciretã registrou, em julho de 2026, um homicídio doloso, com uma vítima. O caso representa o terceiro homicídio registrado no município ao longo deste ano e, conforme a série histórica dos indicadores criminais estaduais, é o primeiro homicídio registrado em um mês de julho em Tupanciretã desde 2018.

A ocorrência também fez com que o município registrasse, em julho, uma vítima de Crime Violento Letal Intencional (CVLI). No mesmo mês de 2025, não havia sido registrada nenhuma ocorrência de homicídio doloso ou vítima de CVLI.

Furtos caíram mais de 60%

Apesar do aumento da violência letal, outros indicadores apresentaram redução na comparação entre julho de 2025 e julho de 2026.

Os furtos passaram de 22 para oito ocorrências, uma redução de aproximadamente 63,6%. O abigeato caiu de quatro registros para nenhum, enquanto os roubos passaram de duas ocorrências para zero.

Por outro lado, houve registro de um furto de veículo em julho deste ano, enquanto não havia ocorrência dessa natureza no mesmo período de 2025.

Estelionatos tiveram aumento

Um dos principais aumentos ocorreu nos casos de estelionato. Em julho de 2025, foram sete ocorrências. Já em julho de 2026, o número subiu para 10, crescimento de aproximadamente 42,9%.

Nos crimes relacionados a entorpecentes, os registros de posse caíram de dois para zero, enquanto o tráfico passou de quatro para três ocorrências.

Comparativo de julho
Indicador Julho/2025 - Julho/2026 - Resultado
Homicídio doloso 0 - 1 - Aumento
Furtos 22 - 8 - Redução 63,6%
Abigeato 4 - 0 - Redução
Furto de veículo 0 - 1 - Aumento
Roubos 2 - 0 - Redução
Estelionato 7 - 10 - Aumento 42,9%
Entorpecentes – posse 2 - 0 - Redução
Entorpecentes – tráfico 4 - 3 - Redução 25%
Vítimas de CVLI 0 - 1 - Aumento
Terceiro homicídio do ano

O registro de julho eleva para três o número de homicídios dolosos registrados em Tupanciretã em 2026. O dado também chama atenção pela característica histórica: desde 2018, não havia registro de homicídio no município durante o mês de julho, segundo os indicadores criminais do Estado.

Assim, embora os números mostrem uma queda significativa em crimes como furtos, roubos e abigeato, o município apresenta como ponto de atenção o aumento da violência letal e dos casos de estelionato ao longo do período analisado.


  • PC



Buscar
Categorias
Arquivos