Entre os dias 19, 20 e 21 de dezembro, Santiago sediou a 16ª Copa Santiago de Futsal Menor, popularmente conhecida como “Copa do Bolinha”, considerada uma das maiores competições de base do futsal gaúcho. O evento contou com jogos distribuídos em 11 quadras, a participação de mais de 220 equipes e movimentou cerca de 3 mil pessoas ao longo dos três dias.
Tupanciretã teve papel de destaque na competição, especialmente na categoria sub-15, com o goleiro Vitor Ribas, que conquistou o título atuando pelo Atlético Santamariense. Na grande final, a equipe superou o invicto Amigos da Bola e ainda terminou a competição com o destaque de melhor defesa da categoria.
Além da conquista individual, os clubes e escolinhas de Tupanciretã também tiveram participações expressivas em diversas categorias.
Pela equipe LA Galaxy, comandada pelo professor Luiz Felipe Sarton, os resultados foram positivos:
Sub-09: passou invicto pela fase de grupos, sendo eliminado nas oitavas de final pelo vice-campeão;
Sub-10: chegou até as quartas de final, caindo diante do campeão Flamengo de Pelotas.
Já o Villarreal, sob coordenação do professor Helian Brescovit, teve todas as categorias eliminadas nas quartas de final, com campanhas consistentes:
Sub-11: foram 5 jogos, com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Nas quartas, empate em 1 a 1 no tempo normal e eliminação nos pênaltis por 7 a 6. Destaque para o forte coletivo e a entrega da equipe;
Sub-13: equipe formada majoritariamente por atletas sub-12, com projeção positiva para a próxima temporada.
Segundo o professor Helian, a experiência foi extremamente positiva:
“Saímos satisfeitos com a organização das nossas equipes e também com os resultados; um nível muito alto de equipes que exige muito dos atletas, mas foram dois dias abençoados em família que, sem dúvidas nenhuma, estaremos lá de novo em 2026 mais fortes ainda. Fomos com 34 atletas.”
Outra escolinha representante de Tupanciretã foi o Rei Arthur, do professor Sandro, que também avaliou de forma positiva a participação, apesar das eliminações:
“Bom cara, fomos muito bem. O problema é que os times lá são bastante nivelados, nível muito alto. No domingo nós caímos frente ao Aimoré. Pegamos eles nos 16-avos, foi um jogo apertado. Saímos ganhando deles de 1 a 0 com o sub-15, daí depois eles empataram. Terminando o primeiro tempo, vamos para o segundo tempo, faltando 5 minutos, uns 3 minutos, nós fizemos o segundo gol, ficamos 2 a 1. Aí o tempo é travado no final, né. Daí eles, num escanteio, conseguiram empatar. Faltando acho que uns 30 segundos, eles deram um chute e a bola entrou. Perdemos, viraram em dois minutos. Mas foram muito bem.”
O professor também comentou sobre o desempenho do sub-13:
“Com o sub-13 nós também fomos até a segunda fase. Caímos para um time que depois foi quase campeão no domingo.”
A Copa Santiago de Futsal Menor mais uma vez se consolida como uma vitrine importante para o futsal de base, e a participação de Tupanciretã reforça o crescimento, a organização e o potencial dos jovens atletas do município, projetando um futuro promissor para as próximas edições.
Foto: Anderson Fotos
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.