O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Simers) protocolou um pedido de cassação contra o vereador Claudiomiro Cordeiro dos Santos, o Nenê (PT), em decorrência de um episódio ocorrido em 27 de julho, no Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT). Na ocasião, um médico relatou ter se sentido desrespeitado pelo parlamentar.
Em entrevista concedida à Rádio Tupã no dia 15 de agosto, a diretora de Interior do Simers, Daniela Corrêa Alba, afirmou que o caso estava sendo analisado:
“Nosso jurídico está apurando o caso e, se comprovado, serão tomadas as medidas cabíveis em relação ao médico e à pessoa que estava no local sem estar em consulta — acompanhando a filha e o neto. Precisamos reforçar a campanha contra a violência a profissionais da saúde.”
Após a declaração, o vereador Claudiomiro publicou uma nota oficial negando irregularidades:
“Reafirmo meu respeito aos profissionais da saúde e ao trabalho que realizam, mas refuto insinuações de ‘invasão’ ou ‘interferência’ no ato médico, pois minha presença foi autorizada e não prejudicou o atendimento.”
No último fim de semana, ouvintes informaram à Rádio Tupã que o Simers havia oficializado o pedido de cassação.
Trâmite na Câmara de Vereadores
O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Augusto Brum de Sousa, confirmou que o ofício foi recebido na quinta-feira (21/08). Segundo ele, o processo terá início nesta segunda-feira, quando será avaliado se o pedido será aceito ou não. Caso haja acolhimento, será formada uma comissão para dar andamento ao processo.
O vereador Claudiomiro declarou ter conhecimento da solicitação, mas afirmou que ainda não teve acesso ao conteúdo do ofício. A reportagem também entrou em contato com o Simers, que até o momento não retornou.
Apoio ao Vereador
"Nesta segunda-feira, a reportagem recebeu uma nota oficial do Partido dos Trabalhadores de Tupanciretã, manifestando apoio ao vereador, confira:
A Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores de Tupanciretã, vem a público se manifestar em apoio ao mandato do vereador Claudiomiro Cordeiro dos Santos pelo seu permanente trabalho de fiscalização dos serviços públicos. Em um sistema político democrático a fiscalização é um pilar fundamental e cabe aos poderes constituídos, dentro das regras estabelecidas, garanti-la.
Assim, manifestamos nossa surpresa com relação ao ingresso de pedido de cassação de seu mandado, demandado pelo Sindicato Médico, a partir da interpretação parcial sobre um ato fiscalizatório legítimo realizado, pelo vereador, junto ao hospital local.
Confiamos na independência do Poder Legislativo e seu conjunto de vereadores na análise deste caso. Só assim os cidadãos, sobretudo os mais humildes, terão a certeza do amparo deste Poder quando necessitarem.
Tupanciretã, 25 de agosto de 2025
Pedro Costa - Presidente da Comissão Executiva Municipal- Tupanciretã".
Cassação
Nesta segunda-feira, em sessão na Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã, foi feita a leitura do Ofício da solicitação, assinada pelo presidente do Simers, Marcelo Matias.
Em sua defesa, o Vereador Claudiomiro utilizou do exemplo de Santana do Livramento, quando o ofício foi arquivado.
Na votação secreta, em uso de papel, foi decidido a aceitação do procedimento. Houve também uma formação de uma comissão da Câmara para dar seguimento na investigação.
A comissão especial eleita é formada pelo presidente Luis Valmor França, Benhur Terra o relator e o secretário Eduardo Almeida.
Foto: Lariane Bessestil
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.